Pesquisa sobre experiências com a Lightning Network
Realizei duas rápidas pesquisas sobre experiência de usuários com a Lightning Network e vou relatar rapidamente os dados coletados e algumas conclusões.
Venho tentando entender mais sobre a Lightning Network de um ponto de vista de experiência do usuário, já que vejo muitos entusiastas (principalmente auto-denominados “maximalistas de bitcoin”) defendendo abertamente a ferramenta como uma solução real de escalabilidade e uso do BTC como dinheiro para o dia-a-dia — tentando embarcar novos usuários na tecnologia.
Eu tenho um grande interesse no uso de dinheiro descentralizado para atividades corriqueiras e, quando converso com pessoas que estão buscando o mesmo (ou vivendo isso na prática), as experiências envolvendo a lightning normalmente são bastante negativas.
Entre os relatos negativos eu vejo, principalmente:
Custódia;
Dependência de intermediários para roteamento e tendência de centralização entre eles;
Sistema de “voucher” cujo resgate pode ser travado;
Pagamentos que não se completam;
Falta de rotas entre canais;
Taxas mais altas do que o esperado;
Falta de liquidez para valores mais altos;
etc.
Entre nomes conhecidos do mercado, recentemente a experiência negativa de Eric Wall (@ercwl) viralizou, com uma tentativa falha de transferência simples através da LN.
Então, na minha percepção, existe uma contradição entre:
A) Muita gente defendendo o uso da tecnologia, sem tantos relatos de uso real;
B) Muita gente que usa, relatando que a experiência é ruim e não é uma solução viável.
Continuo na busca por uma resposta plausível para esse dilema, já que acabo ficando limitado em minha própria percepção e na percepção daqueles com quem me relaciono.
A nível teórico, tenho meus motivos para não gostar da Lightning e preferir manter minhas transações em blockchains ou block-lattices de primeira camada, com mais segurança e descentralização, o que me leva a pensar que minha percepção prática sobre a tecnologia possa estar enviesada. Então tentei desafiar meu viés.
Desafiando o viés
Recentemente fiz a pergunta para o twitter. E consegui um total de 33 votos em 24 horas, onde:
5 (15,2%) afirmam que usam toda semana,
7 (21,2%) afirmam que usam todo mês,
5 (15,2%) afirmam que usam menos de uma vez por mês,
16 (48,5%) que usaram apenas uma ou outra vez.
Mesmo incentivando que as pessoas comentassem suas experiências, recebi comentários apenas dentro dos usos de baixa frequência: menos de uma vez por mês; apenas uma ou outra vez; ou nunca. E experiências mistas entre satisfatórias, ou não.
Nenhum relato foi, notavelmente, sobre uso de média ou alta frequência. O que é estranho e me faz considerar que exista uma grande margem de erro na pesquisa, que já tem uma amostragem pequena por si mesma.
Com a falta de validação das experiências de alta frequência, questiono a relevância dos resultados quantitativos e me pergunto até mesmo se é que eles sejam reais, ou apenas uma tentativa inexplicável de manipular os resultados de uma pesquisa tão simples.
Repeti então a mesma pesquisa no r/CryptoCurrency, o maior subreddit global de criptomoedas, com mais de 5,5 milhões de membros. O resultado foi o seguinte:
Recebi 375 votos, somando um total de 591.000 Moons. Os votos são pesados pela quantidade de moon de cada votante, dando mais peso para usuários mais ativos e com melhor reputação. Moon é um token que funciona como sistema de pontos para os participantes do fórum. Foram 69 comentários.
70,8% dos votos afirmam que nunca usaram LN
6,4% usaram apenas uma ou duas vezes
15,5% usaram algumas vezes, mas menos de um mês
0,8% usam pelo menos uma vez por mês
4,5% usam pelo menos uma vez por semana
2,0% usam todos os dias.
Entre os comentários tive alguns poucos muito completos de experiências de uso de alta frequência. Os relatos foram de alta credibilidade, na minha opinião. Destes, a maioria era positiva. Já outros afirmavam que usam, gostam, mas acreditam que a tecnologia ainda não está pronta para solucionar pagamentos aos usuários comuns —sendo ainda muito complexa e com falhas teóricas.
O restante são de experiências negativas ou de pessoas que gostariam de usar, mas não usam, por diversos motivos. E uma boa parte é de pessoas que, como eu, acreditam que existam melhores alternativas de dinheiro descentralizado para uso corriqueiro. Buscando transações realizadas em uma primeira camada, com mais segurança, eficiência e melhor UX.
Algumas das opções citadas são:
Bitcoin (BTC) on-chain
Nano (XNO)
Monero (XMR)
Bitcoin Cash (BCH)
Dash (DASH)
XRP Network (XRP)
Stellar (XLM)
Litecoin (LTC)
Uma minoria afirmou que acredita que o bitcoin seja uma ótima reserva de valor, mas que não existe intenção em utilizar o BTC em seu dia-a-dia, já que as moedas fiduciárias já cumprem bem o papel de “currency” (moeda corrente).
Minha conclusão rápida, até o momento, é de que muitas pessoas acabam replicando o que pessoas influentes dizem, defendendo uma tecnologia que elas mesmas usaram muito pouco e talvez nem tenham real interesse em usar, para a solução proposta, mas posso estar complemente equivocado!
Ainda é muito cedo para dizer e a amostragem de dados é pequena. Então se você utiliza a Lightning Network para pagamentos; gorjetas (tips); doações; transações corriqueiras como, rachar uma conta no restaurante; enviar dinheiro para amigos e familiares, ou depositar ou sacar BTC de exchanges; remessas internacionais, pequenas apostas amigáveis, ou consumo de conteúdo digital — eu adoraria conhecer mais sobre sua experiência!
Por favor, comente com a maior riqueza de detalhes possível.
E caso você só esteja por aqui tentando aprender mais sobre os pontos negativos e positivos da lightning, na próxima vez que ver alguém defendendo a tecnologia como solução de escalabilidade para o Bitcoin, pergunte se essa pessoa já usou, usa corriqueiramente e com que frequência — essa solução que ela está defendendo.