A Lightning não “flippou” essa cripto
Entenda a diferença entre Total Value Locked (TVL) e Capitalização de Mercado (MCap)
Alguns maximalistas de bitcoin têm reproduzido uma falácia lógica de falsa comparação para convencer seus seguidores de que a Lightning Network “flippou” a Nano (XNO) em valor. Falarei sobre isso.
Defensores da Lightning Network e o maximalismo
Os defensores da Lightning Network atacam novamente com informações incompletas e/ou falsas, com alto poder viral de compartilhamento enquanto se espalha nas redes sociais entre os chamados “maximalistas de bitcoin”.
Se você tem mais interesse em saber sobre o maximalismo, recomendo a leitura deste ensaio: “The Rise and Fall of Bitcoin Culture”, por Dr. Paul J. Dylan-Ennis. Um OG de Bitcoin com foco acadêmico que começou seus estudos em 2012, atraído pela Silk Road.
O alvo da vez é a criptomoeda de baixa capitalização de mercado, Nano (ticker: XNO), posicionada no rank #199 do CoinMarketCap, no momento da redação.
Apesar disso, Nano não é a única que oferece ameaça competitiva real à LN e, portanto, é esperado que este mesmo argumento seja utilizado contra outras moedas de maior market cap, conforme a rede cresça em liquidez.
Foi por este motivo que decidi escrever esta thread/artigo. Com o objetivo de demonstrar a falácia no argumento e refutar de uma vez por todas esta narrativa, diminuindo os danos que ela possa causar aos novatos.
Nano talvez seja a moeda de mais baixo market cap que oferece algum tipo de “competição” para a LN e para o BTC. O que explica parcialmente o incômodo por parte dos maxis e defensores da Lightning; e a necessidade de criarem argumentos falaciosos em uma demonstração de superioridade fantasiosa.
Com uma rede em primeira camada capaz de realizar transações sem taxas e confirmadas normalmente em menos de um segundo de forma determinística e irreversível, em uma rede descentralizada, é natural que investidores com “vested interest” na Lightning sintam que seus negócios possam estar ameaçados.
O argumento: Lightning Network “flippou” nano
O primeiro que vi compartilhar essa informação foi u/sgtslaughterTV, moderador do r/CryptoCurrency (5,5M membros), r/CryptoMarkets (1,1M membros) e outros subreddits relacionados.
O moderador u/sgtslaughterTV postou: “BTC on lightning has just flipped Nano. The USD Value of all the money in Bitcoin's lightning network has surpassed the Market Capitalization of Nano.” Dia 18 de outubro, no r/CryptoCurrency. Que rendeu mais de 200 comentários.
No post ele compartilhou duas imagens, uma com o total de bitcoin depositado na Lightning (5.017,19 BTC = $98,42M USD) e outra com a capitalização de mercado de XNO ($98,35M USD).
Dois dias depois, uma informação semelhante foi compartilhada por @BitcoinIsaiah, fundador do @CleBitcoinClub e que se auto-define como “Layer-2 Promoter”, em sua bio no Twitter.
Nesta publicação, o influenciador compartilha novamente a Capacidade de Rede da LN (5.021,42 BTC), em comparação com o market cap da nano, medido em bitcoin (5.006,92 BTC).
A informação começou então a tomar forma em seu poder viral, por exemplo, compartilhada por @carol_bitcoin, influenciadora brasileira co-fundadora da area.bitcoin, com mais de 100 mil seguidores no instagram e plataforma de educação bitcoin-only que vende o curso “Bitcoin Starter” de R$1.837 (~US $345,00) para formar novos bitcoiners.
Diferença entre TVL e Market Cap
O problema, é que as métricas utilizadas são diferentes. Sua formação é diferente e elas são utilizadas para objetivos diferentes de medição.
Na Lightning Network, a métrica utilizada é o Total Value Locked (TVL), muito utilizado para plataformas DeFi na medição da quantidade de moedas que estão sendo utilizadas diretamente naquela plataforma ou contrato inteligente, o que ajuda a metrificar a relevância do projeto DeFi. Eu escrevi sobre isso aqui: “O que é TVL (...)”.
Na Nano, a métrica utilizada é a Capitalização de Mercado (MCap), calculada normalmente a partir do último preço negociado do ativo em um par específico (ex. XNO/USD) multiplicado pelo supply circulante no momento do cálculo.
MCap ≠ TVL
Elas não apenas são diferentes, o que por si só já poderia tornar qualquer comparação falaciosa, como a medida utilizada na Lightning jamais poderia ser aplicada no protocolo da nano, já que neste não existe nenhum tipo de depósito, staking ou travamento de valores diretos no protocolo, como ocorre com a LN e em outros projetos.
Seria como comparar a área de um quadrado (m2), com o volume de um cubo (m3), afirmando que o cubo é superior, ao possuir maior volume, sendo que o quadrado jamais poderia ser analisado por esta ótica.
Além disso, o Total Value Locked é mais fácil de ser manipulado e nem sempre representa uma medida orgânica, já que ele mede apenas uma quantidade X de moedas que foram depositadas em uma determinada rede para serem utilizadas naquela rede.
Levando este ponto ao extremo, seria possível, por exemplo, que uma única grande baleia de Bitcoin depositasse 5.000 BTC na Lightning, que é uma quantidade insignificante comparada com o supply circulante total do bitcoin (<20M BTC), de aproximadamente 0,025%, para forjar um crescimento da rede na percepção pública.
Algo semelhante ocorreu com o TVL da Solana (SOL), conforme reportado pelo Coindesk em: “Master of Anons: How a Crypto Developer Faked a DeFi Ecosystem”.
Atualmente, estima-se que apenas 5 entidades possuam mais da metade de todo o TVL da lightning, conforme reportado por mim no Cointimes em: “Centralização na Lightning Network: apenas 5 entidades dominam o novo “sistema bancário”, com base em uma publicação de @sethforprivacy.
No caso do Market Cap, sua manipulação é mais difícil e também mais cara. Para subir o market cap de uma moeda estabelecida no mercado e com supply fixo e já totalmente diluído, como é o caso da nano, onde novas unidades nunca serão colocadas em circulação, seria preciso realizar uma operação de “pump” de preço.
O problema disso, é que quanto mais o preço sobe, mais capital é necessário para fazer com que ele continue subindo na mesma proporção. Além disso, é muito provável que investidores mais antigos possam aproveitar a oportunidade para realizar lucro, vendendo suas unidades de XNO e forçando o preço para baixo.
Desta forma, o MCap é uma métrica muito mais orgânica e com maior credibilidade que o TVL.
Total Value Locked na Lightning Network
Assim como ocorre no ecossistema DeFi, o TVL deve ser comparado com outros TVLs de projetos semelhantes; preferencialmente observado como porcentagem de participação em relação ao supply total da moeda utilizada na rede, protocolo ou contrato inteligente.
Por exemplo, podemos comparar o Total Value Locked na Lightning, como o Total Value Locked no wBTC, contrato inteligente que cria tokens atrelados ao BTC na blockchain do Ethereum. Uma espécie de segunda camada do bitcoin, concorrente direta da LN.
Em wBTC, seu TVL é de 244.980,34 BTC (1,225% do supply circulante do bitcoin), segundo o CoinMarketCap. O que representa um valor 49 vezes superior ao de cerca de 5.000 BTC (0,025%) observado na Lightning.
Com esta medida, fica claro que uma vasta maioria de investidores e usuários preferem manter o Bitcoin on-chain, em sua primeira camada, ou então usá-lo no ecossistema do Ethereum, antes da LN.
Você não pode considerar a quantidade de BTC depositada na LN como market cap, pois do contrário este valor estaria duplicado, já que ele já é considerado na capitalização de mercado geral do bitcoin, ao multiplicar o preço atual pelo supply circulante.
O que achou do conteúdo? Comente abaixo sua opinião e compartilhe nas redes sociais, caso tenha gostado!
Para acompanhar mais conteúdos semelhantes, não se esqueça de se inscrever gratuitamente em meu Substack e receber novos posts diretamente em sua caixa de entrada.
Tkank you